CONTEXTO HISTÓRICO DE ROMA, ERA CRISTÃ, ARTE BIZANTINA, ARTE MEDIEVAL, ARTE ROMÂNICA E ARTE GÓTICA.


HISTÓRIA DA ARTE

 -ARTE EM ROMA

-A ERA CRISTÃ

-ARTE BIZANTINA

-ARTE MEDIEVAL

-ARTE ROMÂNICA

-ARTE GÓTICA

JESSICA ZANCHIN

 
ROMA:

-FORMAÇÃO DE SEU POVO:
A FORMAÇÃO CULTURAL DOS ROMANOS FOI INFLUENCIADA PRINCIPALMENTE POR GREGOS E ETRUSCOS, QUE CONTRIBUIRAM PARA QUE ROMA SE TORNASSE O CENTRO DE UM VASTO IMPÉRIO. OS ETRUSCOS TERIAM VINDO DA ÁSIA E NÃO CHEGARAM A CONSTRUIR UM GRANDE IMPÉRIO, MAS SUAS CIDADES TINHAM SISTEMA DE ESGOTOS, AQUEDUTOS E RUAS PAVIMENTADAS. OCUPARAM ROMA NO SECULO VI a.C.

-DIVISÃO DO PERÍODO:
PODEMOS DIVIDIR A HISTÓRIA DE ROMA EM TRÊS GRANDES PERÍODOS:
MONÁRQUICO (753 a.C.  - 509 a.C.)
REPUBLICANO (509 a C. – 27 a.C.)
IMPERIAL (27 a. C. – 476 d.C.) FOI A QUEDA DO IMPÉRIO.

-CULTURA:
ERA DIVERCIFICADA, POIS CONFORME CONQUISTAVAM TERRITÓRIOS ABSORVIAM A CULTURA DO LOCAL E TRANSMITIAA SUA.
A EDUCAÇAO DESEMVOLVIDA FOI HERANÇA GREGA.
O TEATRO PASSOU A SER UM DOS MAIORES DIVERTIMENTOS PARA OS ROMANOS, APRECIAVAM LUTAS DOS GLADIADORES, CORRIDA DE BIGAS.
 OS BANHOS PÚBLICOS ERAM PONTO DE ENCONTRO, PARA SE FALAR DE POLÍTICA, NEGÓCIOS E ENCONTROS AMOROSOS.
NA LITERATURA E NA POESIA FAZIAM ELOGIOS PARA OS FEITOS POLITICOS E MILITARES.
OS AUTORES VIVIAM A CUSTA DO ESTADO E DOS PATRICINADORES (MECENAS-MECENATO= PADRINHOS) QUE AJUDAVAM ARTISTAS NA PROMOÇÃO DAS ARTE.

-POLITICA:
 O SISTEMA POÍITICO ERA A MONÁRQUIA, JÁ QUE A CIDADE ERA GOVERNADA POR UM REI DE ORIGEM PATRICIA.
A CULTURA DO PÃO E CIRCO ERA PARA “MAQUIAR” A CORRUPÇAO, DAVAM ALIMENTO E DIVERSÃO PARA O POVO, QUASE TODOS OS DIAS OCORRIAM LUTAS DE GLADIADORES NOS ESTADIOS (O MAIS FAMOSO FOI O COLISEU DE ROMA), ONDE ERAM DISTRIBUIDOS ALIMENTOS. DESTA FORMA, A POPULACÃO CARENTE ACABAVA ESQUECENDO OS PROBLEMAS DA VIDA, DIMINUINDO AS CHANCES DE REVOLTA.
OS ROMANOS CRIARAM O SENADO ONDE OS MAIS VELHOS ERAM POSSUIDORES DO CONHECIMENTO.

-FUNÇAO DA ARTE:
 
PROPAGANDA POLÍTICA.
 OS POLÍTICOS USAVAM A ARTE PARA MOSTRAR SEUS FEITOS. EX: ARCO DO TRIUNFO.

-RELIGIÃO:
 
A RELIGIÃO NESTE PERÍODO ERA POLITEISTA, ADOTANDO DEUSES SEMELHANTES AOS GREGOS, PORÉM COM NOMES DIFERENTES.
      LARES:
SÃO DIVINDADES DOMENTICAS. CULTO AOS ESPÍRITOS EM RECINTO DOMÉSTICO (PODIA SER COLETIVO).
    PENATIS: CULTO AOS ESPÍRITOS DE ANCESTRAIS, REALIZADOS NAS RESIDÊNCIAS.
CADA FAMÍLIA ROMANA ADORAVA DOIS PENATES E QUANDO UMA FAMÍLIA VIAJAVA, TRANSPORTAVA CONSIGO SEUS PENATES.

-ARQUITETURA:
 
A ARQUITETURA ERA DEMOSTRAÇÃO DE GRANDEZA.
CARACTETÍSTICAS PRINCÍPAIS DA ARQUITETURA ROMANA:
-SOLIDEZ NAS CONSTRUÇÕES (CARACTERÍSTICAS QUE HERDARAM DOS ETRUSCOS).
-USO DO ARCO NAS CONSTRUÇÕES.
-USO DAS ABÓBADAS (CONSTRUÇÃO EM FORMA DE ARCO QUE PREENCHE ESPAÇOS ENTRE ARCOS, MUROS E OUTROS TIPOS DE ESPAÇOS).
-CONSTRUÇÕES SÓBRIAS, FUNCIONAIS E LUXUOSAS.

PRINCIPAIS TIPOS DE ARQUITETURA ROMANA:
AQUEDUTOS: ARCOS COM CANALETAS QUE CONDUZIAM A ÁGUA DOS RESERVATÓRIOS PARA AS CIDADES. ERAM FEITOS DE PEDRAS E SIGNIFICOU UM AVANÇO NA CANALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA NA ANTIGUIDADE.

TEMPLOS: ERAM CONSTRUÍDOS EM HOMENAGEM AOS DEUSES. ERAM LUXUOSOS E BEM ILUMINADOS. POSSUÍAM APENAS UM PORTAL DE ENTRADA COM ESCADA DE ACESSO.

ARCOS DE TRIUNFO: ERAM CONSTRÍDOS EM HOMENAGEM AOS IMPERADORES, PRINCIPALMENTE, PARA MARCAR GRANDES FEITOS E CONQUISTA. ERAM FEITOS DE PEDRA DE MÁRMORE.

ESTRADAS: FEITAS DE PEDRA, ERAM IMPORTANTES ROTAS PARA O COMÉRCIO E TAMBÉM DESLOCAMENTO DO EXÉRCITO, POIS LIGAVAM VÁRIAS CIDADES, REGIÕES E PROVÍNCIA. ERAM TÃO RESISTENTES QUE MUITAS DELAS EXISTEM ATÉ HOJE, A MAIS CONHECIDA FOI A VIA ÁPIA.

BANHOS PÚBLICOS: PRÉDIOS DESTINADOS AOS BANHOS PÚBLICOS, QUE ERAM ESPAÇOS COM PISCINAS AQUECIDAS ONDE ROMANOS DAS ALTAS CLASSES RELAXAVAM E MANTINHAM CONTATOS SOCIAIS.

NORMALMENTE, AS TERMAS ROMANAS ERAM CONSTRUÍDAS POR DIVERSAS SALAS:
APODYTERIUM- VESTIÁRIO.
TEPIDARIUM- BANHOS TÉPICOS.
PRAEFURNIUM- LOCAL DAS FORNALHAS QUE AQUECIAM A ÁGUA E O AR.
CALDARIUM – BANHOS DE ÁGUA QUENTE.
PALAESTRA FRIGIDARIUM – BANHOS DE ÁGUA FRIA.
SUDATORIUM UMA ESPÉCIE DE SAUNA.

CIRCUS E ANFITEATROS: CONSTRUÇÕES DESTINADAS AO ENTRETENIMENTO. NOS CIRCUS OCORRIAM, PRINCIPALMENTE, CORRIDAS DE BIGAS. NOS ANFITEATROS OCORRIAM ESPETÁCULOS COMO, POR EXEMPLO, OS COMBATES ENTRE GLADIADORES. O ANFITEATRO MAIS CONHECIDO FOI O COLISEU DE ROMA.

-ESCULTURA:
OS ROMANOS POR SEREM REALISTAS E PRÁTICOS, SUAS ESCULTURAS SÃO EM GERAL UMA REPRESENTAÇÃO DAS PESSOAS, E NÃO A DE UM IDEAL DE BELEZA.
AS COLUNAS DE TRAJANO E DE MARCO AURÉLIO, SEVIRAM PARA NARRAR SUAS LUTAS EM GUERRAS, UM IMENSO NUMEROS DE FIGURAS ESCULPIDAS EM RELEVO FAZ A OBRA UM IMPORTANTE DOCUMENTÁRIO HISTÓRICO EM PEDRA.

NA ESCULTURA, O CARÁTER NARRATIVO DAS CENAS TRATADAS NOS RELEVOS ESCULTÓRICOS DEMONSTRA UM GRANDE SENTIDO APOLOGÉTICO, DIDÁTICO E DOCUMENTAL.
PROCURAVAM  HORAR E LOUVAR OS SEUS DEUSES, HERÓIS E CHEFES, DIVULGANDO A SUA IMAGEM E SEUS ATOS.
O SEU REALISMO TÉCNICO E FORMAL ORIGINOU AUTÊNTICOS RETRATOS, QUE SUGEREM ASPECTOS PSICOLÓGICOS E DE CARÁTER DAS PERSONALIDADES.
A ESCULTURA ROMANA FOI UM MEIO DE PROPAGANDA POLÍTICA, TAL COMO AS GRANDES CONSTRUÇÕES ARQUITETÔNICAS.

-PINTURA:
 A PINTURA ERA UM SUBSIDIO PARA A DECORAÇÃO DOS INTERIORES DAS RESIDÊNCIAS E CONSTRUÇÕES PÚBLICAS.
PINTURA DE MURAL, AFRESCO E PINTURA DE ILUSÃO DE AMBIENTES. O MOSAICO ERA SUBISIÍDIO PARA DECORAÇÃO.
A PINTURA MURAL (AFRECOS) RECORREU AO EFEITO DA TRIDIMENSIONALIDADE. OS AFRESCOS DA CIDADE DE POMPÉIA (SOTERRADA PELO VILCÃO VESÚVIO EM I a.C.), SÃO REPRESENTATIVOS DESTE PERÍODO. CENAS DO COTIDIANO, FIGURAS MITOLÓGICAS E RELIGIOSAS E CONQUISTAS MILITARES FORAM TEMAS DAS PINTURAS ROMANAS.
OS GÊNEROS ARTÍSTICOS MAIS COMUNS NA PINTURA ROMANA ERAM: PAISAGENS, RETRATOS, ARQUITETURAS, PINTURAS POPULARES E PINTURAS TRIUNFAIS.
OS PINSTORES ROMANOS USAVAM COMO MATERIAIS DE TRABALHO TINTAS PRODUZIDAS A PARTIR DE MATERIAIS DA NATUREZA COMO, POR EXEMPLO, METAIS EM PÓ, VIDROS PULVERIZADOS. SUBSTÂMCIAS EXTRAÍDAS DE MOLUSCOS, PÓ DE MADEIRA E SEIVAS DE ÁRVORES.

-SARCOFAGOS:
ROMA: CEMITÉRIOS
ERAM FEITOS EM GRANDES CAIXOTES DE PEDRAS TODO DECORADOS, E DEIXADOS EXPOSTOS.

ERA CRISTÃ:

-CONTEXTO HISTÓRICO:
A ERA CRISTÃ: A CRUCIFIAÇAO DE JESUS.
DÁ-SE A DESIGNAÇÃO ARTE PALEOCRISTÃ ÀS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS DOS PRIMEIROS CRISTÃOS, QUE PODEM SER SITUADAS ENTRE OS FINAIS DO SÉCULO I E O SÉCULO VI.
-SÉCULO II AO V d.C.
-NASCIMENTO DE JESUS CRISTO.
-PERSEGUIÇÃO AOS CRISTÂOS;
-PODER ENFRAQUECIDO DO IMPÉRIO ROMANO;
-SOLDADOS ROMANOS PERSEGUEM OS CRISTÃOS;
-HOMENS COMUNS FAZIAM PINTURAS SIMPLES, PARA PROPAGAR O CRISTIANISMO.

(A arte paleocristã como expressão simples e simbólica, originou-se dos cristãos, seguidores dos ensinamentos de Jesus Cristo). Surgiu então a arte cristã primitiva.

 Com o nascimento de Cristo, uma nova era ameaçou os romanos, desencadeando a perseguição aos cristãos e seu "Rei Espiritual" e "Profeta". Esta fase de perseguição ficou registrada nas catacumbas onde os cristãos celebravam seus cultos.
 Estas catacumbas se localizam em Roma e as pinturas simbólicas expressam bem os sentimentos da época.

A simbologia das pinturas exibe peixes, ovelhas, cordeiros que traduzem nossas passagens bíblicas, Jesus, o Pastor e seus seguidores. Esta perseguição marcou a primeira fase da arte paleocristã: a fase catacumbária, que recebe este nome devido às catacumbas, cemitérios subterrâneos em Roma.

 A perseguição aos cristãos levou três séculos até que o Imperador Constantino reconheceu o Cristianismo, dando início à segunda fase da arte paleocristã que envolveu a utilização das basílicas para suas celebrações. Tanto os gregos como os romanos, adotavam um modelo de edifício denominado “Basílica”. (Eram edifícios, com grandes dimensões: um plano retangular de quatro a cinco mil metros quadrados com três naves separadas por colunas e uma única porta na fachada principal).

 

-RELIGIÃO:
-O CATOLICISMO
-A ORTIDOXIA ORIENTAL (SEPARADA DO CATOLICISMO EM 1054 APÓS A GRANDE CISMA DO ORIENTE).·.

-FUNÇAO DA ARTE:
A ARTE ESTAVA A SERVIÇO DE UM OBJETIVO: A DIVULGAÇÃO DO CRISTIANISMO.
 TINHA UMA FUNÇAO DIDÁTICA.

-PORQUE ARTE PRIMITIVA?
COM O NASCIMENTO DE CRISTO, UMA NOVA ERA AMEAÇOU OS ROMANOS, DESENCADEANDO A PERSEGUIÇÃO AOS CRISTÃOS E SEU “REI ESPIRITUAL” E “PROFETA”. ESTA FASE DE PERSEGUIÇÃO FICOU REGISTRADA NAS CATACUMBAS ONDE OS CRISTÃOS CELEBRAVAM SEUS CULTOS. ESTAS CATACUMBAS SE LOCALIZAM EM ROMA E AS PINTURAS SIMBÓLICAS EXPRESSAM BEM OS SENTIMENTOS DA ÉPOCA.
PARA OS CRISTÃOS SE ESCONDEREM DOS SOLDADOS ROMANOS, COMEÇARAM A SE REFUGIAR NAS CATACUMBAS, NESTE LOCAL FAZIAM SEUS CULTOS, PINTAVAM NAS PAREDES DAS CATACUMBAS CENAS BÍBLICAS COM INTENÇÃO DIDÁTICA.
ASSIM NAS PAREDES E NOS TETOS DESSAS GALERIAS FORAM REGISTRADAS AS PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES DE PINTURA CRISTÃ, NÃO ERA EXECUTADA POR GRANDES ARTISTAS, MAS POR HOMENS DO POVO, CONVERTIDOS A NOVA RELIGIÃO. A ARTE PRIMITIVA, RÚSTICA E SIMPLES NAS CATACUMBAS.

-DESENHOS:
OS DESENHOS ERAM FEITOS DE MODO A CATEQUISAR O POVO NÃO LETRADO, CENAS BÍBLICAS COM INTENÇÃO DIDÁTICA.

-ICONOGRAFIA:
É A REPRESENTAÇÃO DE UMA IMAGEM, INSPIRADA NA TRADIÇÃO BÍBLICA E INTRODUZ NAS ARTES DECORATIVAS NUM SENTIDO DOUTRINAL E PASTORAL.

-SIMBOLOGIA:
A SIMBOLOGIA DAS PINTURAS EXIBE PEIXES, OVELHAS, CORDEIROS, QUE TRADUZEM NOSSAS PASSAGENS BÍBLICAS, JESUS, O PASTOR E SEUS SEGUIDORES.
OS CRISTÃOS CRIAM UMA SIMBOLOGIA PRÓPRIA: PÃO E VINHO, CORDEIRO...

-ARQUITETURA:
A ARQUITETURA PALEOCRISTÂ FOI SIMPLES E CARACTERIZADA PELA SIMBOLOGIA DAS PASSAGENS DA BÍBLIA. DESTACAMOS NUMA PRIMEIRA FASE CATACUMBAS E CEMITÉRIOS SUBTERRÂNEOS EM ROMA PARA CELEBRAÇÃO DE CULTOS CRISTÃOS.

-PINTURA:
A PINTURA TINHA FUNÇÃO DIDÁTICA NAQUELE MOMENTO. SEUS TEMAS ERAM BASEADOS NO CRISTIANISMO.

-QUEDA DO IMPÉRIO E ÍNICIO DE UM NOVO PERÍODO:
NO SÉCULO III ENTRA EM DECLÍNIO; COM O FIM DAS GUERRAS ACABAM OS ESCRAVOS, PRINCIPAL FONTE ECONÔMICA.
-SURGE OS COLONATOS;
-ÊXODO RURAL;
-O IMPERIO SE DIVIDE EM DOIS;
     DO ORIENTE E DO OCIDENTE;
-CRISTIANISMO

ARTE BIZANTINA:
-DIVISÃO DO IMPÉRIO ROMANO:
O IMPERADOR THEODOSIO DIVIDIU O IMPÉRIO PARA SEUS DOIS FILHOS EM 395 a.C.
ROMA-OCIDENTE
CONSTANTINOPLA-ORIENTE

-CONTEXTO HISTÓRICO:
EM 324 d.C. O IMPERADOR CONSTANTINO CONSTRUIU NA ANTIGA CIDADE DE BIZANCIO, A CAPITAL DO IMPÉRIO ROMANO DO ORIENTE-CONSTANTINOPLA, FOI BATIZADA DE CONSTANTINOPLA EM 330 d.C. EM HOMENAGEM AO IMPERADOR CONSTANTINO.
CONSTANTINOPLA PASSOU A SER A CIDADE MAIS CRISTIANIZADA DO ORIENTE, TINHA COMO RELIGIÃO OFICIAL O CRISTIANISM, EM 380 d.C. (MANOBRA POLÍTICA DE CONSTANTINO)

-POLITICO:

 

-RELIGIÃO:
A RELIGIÃO FOI FUNDAMENTADA PARA A MANUTENÇÃO DO IMPÉRIO BIZANTINO, POIS AS DOUTRINAS DIRIGIDAS A ESTA SOCIEDADE ERAM AS MESMAS DA SOCIEDADE ROMANA. O CRISTIANISMO OCUPAVA UM LUGAR DE DESTAQUE NA VIDA DOS BIZANTINOS E PODIA SER OBSERVADO, INCLUSIVE, NAS MAIS DIFERENTES MANIDESTAÇÕES ARTÍSTIVAS.
AS CATEDRAIS E OS MOSAICOS BIZANTINOS ESTÃO ENTRE AS OBRAS DE ARTE E ARQUITETURA MAIS BELOS DO MUNDO.
OS MONGES, ALÉM DE GANHAR MUITO DINHEIRO COM A VENDA DE ÍCONES, TAMBÉM TINHAM FORTE PODER DE MANIPULAÇÃO SOBRE A SOCIEDADE. ENTRETANTO, INCOMODADO COM ESTE PODER, O GOVERNO PROIBIU A VENERAÇÃO DE IMAGENS, A NÃO SER A DE JESUS CRISTO, E DECRETOU PENA DE MORTE A TODOS AQUELES QUE AS ADORASSEM. ESTA GUERRA CONTRA AS IMAGENS FICOU CONHECIDA COMO A QUESTÃO ICONOCLASTA.
CONSTANTINOPLA PASSOU A SER A CIDADE MAIS CRISTIANIZADA DO ORIENTE, TINHA COMO RELIGIÃO OFICIAL O CRISTIANISMO, EM 380 d.C. (MANOBRA POLÍTICA DE CONSTANTINO).

-CESAROPAPISMO:
CESAROPAPISMO: CONTRALE DA IGREJA PELO ESTADO.
A IDEOLOGIA DO CESAROPAPISMOSE ASSENTA NA IDÉIA IMPERIAL POLÍTICA BIZANTINA DE QUERER USUSPAR AUTORIDADE CONCILIAR E O PODER PAPAL SOBRE A IGREJA, NA QUAL A POLÍTICA SECULAR E RELIGIÃO SÃO ENTIDADES INDISSOLÚVEIS EM QUE O SAGRADO É PARTE DO TEMPORAL. DE QUE O EMPERADOR (“CHEFE DE ESTADO”) É CHEFE DA IGREJA.

-MOVIMENTOS:
MOVIMENTO MONOFISISMO (EM GREGO: MONO: “UM, ÚNICO” – E PHYSIS: “NATUREZA”)  È A POSIÇÃO CRISTOLÓGICA DE QUE CRISTO TINHA APENAS UMA NATUREZA, SUA HUMANIDADE TENDO SIDO ABSORVIDO PELA DIVINDADE.
MOVIMENTO ICONOCLASTA: DESTRUIÇÃO DAS IMAGENS (CONCÍLIO DE NICÉIA),
 O IMPERADOR ORDENOU A DESTRUIÇÃO, PARA QUE AS PESSOAS DEIXASEM DE IDOLATRA-LAS.
A GRANDE CISMA: DIVISÃO DA IGREJA CRISTÃ EM:
-IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA
-IGREJA CATÓLICA ORTODOXA (NÃO ACEITAM A AUTORIDADE PAPAL)

-FUNÇÃO DA ARTE:
REPRESENTAÇAO DE ICONE (IMAGENS)
IMPERADORES: TEOCRÁTICO
PEDAGOGICA: AS IMAGENS SERVIA DE SUBSIDIOS PARA DAR INFORMAÇÃO AO POVO.
A TEMÁTICA DA ARTE BIZANTINA, DE UMA FORMA GERAL, É RELIGIOSA: EVENTOS BÍBLICOS, A VIDA DOS SANTOS. ERA FUNÇÃO DE O ARTISTA REPRESENTAR AS CRENÇAS TEOLÓGICAS. DEVIDO A FORTE IMPORTÂNCIA DAS IMAGENS, QUE FUNCIONAVAM COMO VERDADEIRAS PONTES DE CONTATO ENTRE O HOMEM E O DIVINO (ÍCONES). OS ARTISTAS DEVERIAM SEGUIR FIELMENTE AS TRADIÇÕES.
NÃO ERA EXIGIDO DO ARTISTA CRIATIVIDADE, POIS QUALQUER REPRESENTAÇÃO PODERIA SER DESRESPEITO A IGREJA.

-PINTURA:
DESTAQUE PARA OS AFRECOS (PINTURAS FEITAS EM PAREDES, PRINCIPALMENTO DE IGREJAS), MINIATURAS (PARA ILUSTRAR LIVROS) E ÍCONES (PINTURAS EM PAINÉIS). O TEMA RELIGIOSO PREDOMINOU PRINCIPALMENTE A PINTURA DE IMAGENS DE CRISTO E DA VIRGEM MARIA.

-ESCULTURA:
NO QUE DIZ RESPEITO À REPRESENTAÇAO ESCULTÓRICA, A ARTE BIZANTINA É CLARAMENTE POBRE POR OUTRO LADO NOTAZILIZOU-SE NA UTILIZAÇÃO DO MOSAICO.
A ESCULTURA BIZANTINA CARACTERIZA PELA INFLUÊNCIA ORIENTAL, SENDO UMA REFERÊNCIA DA DEGENERAÇÃO DO IMPÉRIO DO OCIDENTE. PODEMOS CITAR COMO CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS: UNIFORMIDADE, RIGIDEZ, FALTA DE NATURALIDADE E PRESENÇA DE LINHAS GEOMÉTRICAS E FOLHAGENS ESTILIZADAS.

-DECORAÇÕES:
A IGREJA BIZANTINA SEGUE A PLANTA DA CRUZ GREGA; COLUNAS COM CAPITÉIS CORÍNTIOS E ORIENTAIS, ARABESCOS, RENDILHADOS, MOSAICOS.
COMO ERA PROIBIDA A ESCULTURA DE FIGURAS, POR LEMBRAR O PAGANISMO, O MOSAICO TORNOU-SE A ARTE POR EXCELÊNCIA DESSE PERÍODO.
AS PAREDES DAS IGREJAS ERAM RICAMENTE ORNAMENTADAS DE MOSAICOS, DE CORES VIVAS E BRILHANTES, COM O VERMELHO E O AZUL SOBRE O DOURADO.
AS PAREDES DAS IGREJAS ERAM RICAMENTE ORNAMENTADAS DE MOSAICOS, DE CORES VIVAS E BRILHANTES, COM O VERMELHO E O AZUL SOBRE DOURADO.
HAVIA EM AR DE LUXO, MISTÉRIO E SOLENIDADE NOS AMBIENTES.

-ÁPICE DO MOSAICO:
FOI UM TIPO DE ARTE MUITO DIFUNDIFO NO IMPÉRIO BIZANTINO, PRINCIPALMENTE NA ERA DE OURO, ÉPOCA DE REINADO DO IMPERADOR JUSTIANO (526 A 565). AS IMAGENS EM MOSAICO ERAM FORMADAS PELOS ARTISTAS A PARTIR DE PEQUENOS E COLORIDOS PEDAÇOS DE PEDRA COLADOS EM PAREDE. IMAGENS RELIGIOSAS E DO IMPERADOR FORAM OS TEMAS PRINCIPAIS.

-ARQUITETURA:
A MAIORIA DAS PLANTAS ERA EM FORMATO OCTOGNAL, ASSIM O ESPAÇO INTERNO DAS IGREJAS APRESENTAVAM POSSIBILIDADES MAIORES DE OCUPAÇÃO.
NA ARQUITETURA PODEMOS DESTACAR A CONSTRUÇÃO DE GRANDES E IMPONENTES IGREJAS, CUJA CARACTERÍSTICA PRINCIPAL ERA A PRESENÇA DE CÚPULAS SUSTENTADAS POR COLUNAS. AS DECORAÇÕES E PINTURAS RELIGIOSAS, NO INTERIOR DAS IGREJAS, ERAM MUITO UTILIZADAS. O PRINCIPAL EXEMPLO DESTE TIPO DE ARQUITETURA É A BASÍLICA DE SANTA SOFIA (LOCALIZADA NA ATUAL ISTAMBUL).
-INICIO DAS CONSTRUÇÕES DAS IGREJAS:
IGREJAS DE PLANTA CRUZ GREGA, COBERTA POR CÚPULAS EM FORMA DE PENDENTES, CONSEGUINDO-SE ASSIM FECHAR ESPAÇOS QUADRADOS COM TETO DE BASE CIRCULAR, AS CARACTERÍSTICAS PREDOMINANTES SERIAM A CÚPULA (PARTE SUPERIOR E CÔNCAVA DOS EDIFÍCIOS) E A PLANTA DE EIXO CENTRAL, TAMBÉM CHAMADA DE PLANTA DE CRUZ GREGA (QUATRO BRAÇOS IGUAIS).
A CUPULA PROCURAVA REPRODUZIR A ABÓBADA CELESTE. ESSE SISTEMA, QUE PARECE JÁ TER SIDO UTILIZADO NA JORDÂNIA EM SÉCULOS ANTERIORES E INCLUSIVA NA ROMA ANTIGA, SE TRANSFORMOU NO SÍMBOLO DO PODER BIZANTINO.

-ICONÊS:
A ARTE BIZANTINA É AINDA RECONHECIDA PELOS ÍCONES, PINTADOS A ENCAUSTO OU A TÊMPERA SOBRE TELA, COLODA À MADEIRA OU DIRETAMENTE SOBRE A TÁBUA; POR VEZES, ERAM COBERTOS COM LÂMINAS DE OURO OU PRATA, ENRIQUECIDO COM ESMALTES E PEDRAS PRECIOSAS.
A PINTURA DE ÍCONES ERA CONSIDERADA UMA ARTE NOBRE, UMA OBRA TEOLÓGICA EXPRESSA EM IMAGENS, QUE IMPLICAVA UMA INTENSA PREPARAÇÃO TÉCNICA E ESPIRITUAL POR PARTE DO ARTISTA, NA MEDIDA EM QUE SE CONSIDERAVA QUE DEUS OPERAVA ATRAVÉS DA SUA MÃO, O QUE CONDICIONAVA NECESSARIAMENTE A SUA AUTORIA, AO PONTO DE NÃO ASSINAR A OBRA. NOS SÉCULOS VIII E IX. O MOVIMENTO ICONOCLASTA DEIXOU FERIDAS PROFUNDAS NA IGREJA ORIENTAL E NESTA DIMESÃO TÃO REPRESENTATIVA DA ARTE BIZANTINA.


ARTE MEDIEVAL

-CONTEXTO HISTÓRICO:
CHAMAMOS DE IDADE MÉDIA O PERÍODO DA HISTÓRIA DA EUROPA, SE ESTENDE DO SÉCULO V d.C. ATÉ O SÉCULO XV. MIL ANOS.
A IDADE MÉDIA TAMBÉM CONHECIDA COMO IDADE DAS TREVAS, DEVIDO AS GRANDES CRUZADAS E GUERRAS SANTAS.
A IGREJA FOI A ÚNICA INSTITUIÇÃO QUE SOBREVIVEU AS CRISES E MUDANÇAS OCORRIDAS DURANTE A ALTA IDADE MÉDIA.
ADQUIRIU TERRAS E RIQUESAS.

-RELIGIÃO:
CRISTIANISMO

 

-ÁPICE DO ARTESATO:
CRIARAM AS CORPORAÇÕES DE OFÍCIO QUE MANTINHAM UM CONTROLE DE QUALIDADE DOS PRODUTOS, HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DAS OFICINAS E DOS FUNCIONÁRIOS, PREÇOS DAS MERCADORIAS E MÉTODOS E FABRICAÇÃO.
NÃO ADMITIAM NOVOS MÉTODOS DE FABRICAÇÃO PARA NÃO BARATEAR OS PRODUTOS.

HIERARQUIA NAS OFICINAS:
1- MESTRE ARTESÃO- POSSUÍA A OFICINA, A MATÉRIA PRIMA E AS FERRAMENTAS; CONHECEDOR DA PROFISSÃO.
2-COMPANHEIRO- TRABALHA DIRETO COM O MESTRE.
3-APRENDIZ- “ESTÁGIARIO” DA OFICINA.
4- JORNALEIRO- TRANALHAVA EM FORMA DE JORNADAS COMBINADAS.
PRODUZIAM ARTESANATO EM OSSO, COURO, MADEIRA E PRINCIPALMENTE A PRODUÇÃO TÊXTIL QUE EXISTIAM VÁRIOS SETORES PARA FABRICAÇÃO DE TECIDOS E LÂS, A ROCA E TEAR AJUDARAM NA PRODUÇÃO.

-EXPANSÃO DO COMÉRCIO:
GUILDAS: EXISTIAM GUILDAS DE ALFAIATES, SAPATEIROS, FERREIROS, ARTESÃOS, COMERCIANTES, ARTISTAS PLÁSTICOS, ENTRE OUTROS PROFISSIONAIS. AS GUILDAS TINHAM COMO OBJETIVO PRINCIPAL A DEFESA DOS INTERESSES ECONÔMICOS E PROFISSIONAIS DOS TRABALHADORES QUE FAZIAM PARTE DELAS.

-CRUZADAS:
- A RELAÇÃO ENTRE DEUS E O HOMEM:
O HOMEM HAVIA RECEBIDO O DIREITO DE HABITAR A TERRA COMO SE O PLANETA FOSSE UM GRANDE FEUDO, EM TROCA, TINHA QUE JURAR FIDELIDADE A DEUS PRESTANDO-LHE SERVIÇO MILITAR, ERA A RELAÇÃO ENTRE O SUSERANO E O VASSALO.
ASSIM SURGIRAM AS CRUZADAS (LUTAS CONTRA OS INIMIGOS DE DEUS). DURANTE AS GUERRAS OS BENS DO CRUZADO ERAM ADMINISTRADOS PELA IGREJA, E SUAS DIVIDAS ERA SUSPENSAS TEMPORARIAMENTE.
AS CRUZADAS TAMBÉM SE TORNARAM UM GRANDE COMÉRCIO.

-ARQUITETURA:
UMA ARQUITETURA VOLTADA PARA A CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS RELIGIOSOS, COMO A CONSTRUÇÃO DE TEMPLOS, IGREJAS, MOSTEIROS E PALÁCIOS.
A PINTURA E A ESCULTURA, NO PERÍODO FORAM USADAS PARA COMPLEMENTAR A ARQUITETURA, NA DECORAÇÃO DOS TEMPLOS.
NO INÍCIO DA IDADE MÉDIA, AS IGREJAS ERAM QUASE SEMPRE FEITAS DE MADEIRA. À MEDIDA QUE NOVAS TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO FORAM SURGINDO E AO MESMO TEMPO EM QUE A IGREJA SE TORNAVA MAIS PODEROSA, AS CATEDRAIS PASSARAM A SER FEITAS COM MATERIAIS MAIS RESISTENTES COMO A PEDRA E O CARVALHO, POR EXEMPLO.
A PARTIR DO SÉCULO X, GRANDES IGREJAS COMEÇARAM A SEREM CONSTRUÍDAS, SUBSTITUINDO AS ANTIGAS BASÍLICAS ROMANAS, ESSAS CONSTRUÇÕES UTILIZAVAM ELEMENTOS DAS ANTIGAS CONSTRUÇÕES ROMANAS, POR ISSO, ESSE ESTILO ARQUITETÔNICO FICOU CONHECIDO COMO ESTILO ROMÂNICO.

ARTE ROMÂNICA:

-FORTALEZA DE DEUS
O NOME ROMÂNICO FOI CRIADO PARA DESIGNAR AS OBRAS ARQUITETÔNICAS DOS SÉCULOS XI E XII, NA EUROPA.
O PRIMEIRO ASPECTO QUE CHAMA A ATENÇÃO NAS IGREJAS ROMÂNICAS É O TAMANHO: ELAS SÃO SEMPRE GRANDES E SÓLIDAS. DAÍ A SEREM CHAMADAS DE FORTALEZA DE DEUS.
AS CARACTERÍSTICAS MAIS SIGNIFICATIVAS DA ARQUITETURA ROMÂNICA SÃO:
-ABÓBADAS EM SUBSTITUIÇÃO AO TELHADO DAS BASÍLICAS;
-PILARES MACIÇOS QUE SUSTENTAVAM E DAS PAREDES ESPESSAS;
-ABERTURAS RARAS E ESTREITAS USADA COMO JANELAS;
-TORRES, QUE APARECEM NO CRUZAMENTO DAS NAVES OU NA FACHADA, E
-ARCOS QUE SÃO FORMADOS POR 180 GRAUS.

-RELIGIÃO:

 


-SIMBOLOGIA:

 

-PINTURA (SUA HIERARQUIA)
A CARACTERISTICA PRINCIPAL É O DEFORMISMO E O COLORISMO.
NUMA ÉPOCA EM QUE POUCAS PESSOAM SABIAM LER, A IGREJA RECORRIA Á PINTURA E Á ESCULTURA PARA NARRAR HISTÓRIAS BÍBLICAS OU COMUNICAS VALORES RELIGIOSOS AOS FIÉIS. NÃO PODEMOS ESTUDÁ-LAS DESASSOCIADAS DA ARQUITETURA.
A PINTURA ROMÂNICA DESENVOLVEU-SE SOBRE TUDO NAS GRANDES DECORAÇÕES MURAIS, ATRAVÉS DA TÉCNICA DO AFRESCO, QUE ORIGINALMENTE ERA UMA TÉCNICA DE PINTAR SOBRE PAREDE ÚMIDA.
OS MOTIVOU USADOS PELOS PINTORES ERAM DE NATUREZA RELIGIOSA. AS CARAVTERÍSTICAS ESSENCIAIS DA PINTURA ROMÂNICA FORAM A DEFORMAÇÃO E O COLORISMO.
A DEFORMAÇÃO, NA VERDADE, TRADUZ OS SENTIMENTOS RELIGIOSOS E A INTERPRETAÇÃO MÍSTICA QUE OS ARTISTAS FAZIAM DA REALIDADE.
A FIGURA DE CRISTO. POR EXEMPLO, É SEMPRE MAIOR DO QUE AS OUTRAS QUE O CERCAM.
O COLORISMO REALIZOU-SE NO EMPREGO DE CORES CHAPADAS, SEM PREOCUPAÇÃO COM MEIOS TONS OU JOGOS DE LUZ E SOMBRA, POIS NÃO HAVIA A MENOR INTENÇÃO DE IMITAR A NATUREZA.


-ARQUITETURA:
AS CARACTERÍSTICAS MAIS SIGNIFICATIVAS DA ARQUITETURA ROMÂNICA:
 ABÓBADAS, PILARES, ABERTURAS RARAS E TORRES.
A FIGURA HUMANA ERA REPRESENTADA COMO ARQUÉTIPO, E NÃO COM TRAÇOS INDIVIDUALIZADOS. HAVIA CONVENÇÕES PARA A CONFORMAÇÃO DOS CORPOS, AS ROUPAGENS E A ESCALA DAS FIGURAS, SENDO MAIORES AS QUE OCUPAVAM POSIÇÃO SUPERIOR NA HIERAQUIA (AS IMAGENS DE DEUS, DA VIRGEM E DOS PRINCIPAIS SANTOS).
ESSA MESMA HIERARQUIZAÇÃO PREVALECEU NA PINTURA;
A ESCULTURA ESTAVA INTIMAMENTE ASSOCIADA Á ARQUITETURA. SUAS FIGURAS, ASSIM, ORA SE ALONGAVAM NAS COLUNAS, ORA DECORAVAM OS CAPITÉIS E ARQUIVOLTAS, ORA AINDA COMPUNHAM, NOS TÍMPANOS, CENAS REPLETAS DE PERSONAGENS.
NOS TÍMPANOS, ESPAÇOS SEMICIRCULARES SOBRE AS PORTAS DAS IGREJAS, REPRESENTAVAM-SE AS CENAS DE MAIOR IMPORTÂNCIA: O TODO-PODEROSO, O PANTO CRATOR, RODEADO PELOS SÍMBOLOS DOS EVANGELISTAS, OU O JUÍZO FINAL.

-FUNÇÃO DA ARTE:
NUMA ÉPOCA EM QUE POUCAS PESSOAS SABIAM LER, A IGREJA RECORRIA A PINTURA E A ESCULTURA PARA NARRAR HISTÓRIAS BÍBLICAS OU TRANSMITIR AOS FIÉIS VALORES RELIGIOSOS.
A ORNAMENTAÇÃO ESCULTÓRICA, FREQUENTE NOS PÓRTICOS DAS IGREJAS, ERA TAMBÉM COSTUMEIRA NOS CAPITÉIS DAS COLUNAS. CORRESPONDIAM COMO A PINTURAM A UMA INTENÇÃO DIDÁTICA: NARRAVA EPISÓDIOS RELIGIOSOS COM A FINALIDADE DE DOUTRINAR OS FIÉIS. EM SUA MAIORIA ILETRADA, POR MEIO DE LINGUAGEM VISUAL, EXPRESSIVA E CLARA.

MOSAICO
A TÉCNICA DA DECORAÇÃO COM MOSAICO, ISTO É, PEQUENINAS PEDRAS DE VÁRIOS FORMATOS E CORES, QUE COLOCADAS LADO A LADO VÃO FORMANDO O DESENHO, CONHECEU SEU AUGE NA ÉPOCA DO ROMÂNICO. USADO DESDE A ANTIGUIDADE, É ORIGINÁRIA DO ORIENTE ONDE A TÉCNICA BIZANTINA UTILIZAVA O AZUL E O DOURADO, PARA REPRESENTAR O PRÓPRIO CÉU.


ARTE GÓTICA:

-CONTEXTO HISTORICO:
COM O FIM DA ERA FEUDAL NA EUROPA, NO SÉCULO XII OCORREU O ÊXODO RURAL, AS PESSOAS MIGRARAM DO CAMPO PARA A CIDADE EM FUNÇÃO DO RESSURGIMENTO DO COMÉRCIO. ASSIM, O CENTRO DE TUDO PASSOU A SEREM AS CIDADES, INCLUSIVE O CENTRO DA ARTE. A ARTE COMEÇOU A SURGIR A PARTIR DESSE PERÍODO FOI CHAMADA DE GÓTICA, POIS SUA APARÊNCIA ERA CONSIDERADA BÁRBARA.

-NOME DO PERIODO:
FOI CHAMADA DE GÓTICA, POIS SUA APARÊNCIA ERA CONSIDERADA TÃO BÁRBARA QUE PODERIA TER SIDO CRIADA PELOS GODOS.


-ARQUITETURA:
A PRIMEIRA DIFERENÇA QUE NOTAMOS ENTRE A IGREJA GÓTICA E A ROMÂNICA É A FACHADA. ENQUANTO, DE MODO GERAL, A IGREJA ROMÂNICA APRESENTA UM ÚNICO PORTAL, A IGREJA GÓTICA TEM TRÊS PORTAIS QUE DÃO ACESSO Á TRÊS NAVES DO INTERIOR DA IGREJA: A NAVE CENTRAL E AS DUAS NAVES LATERAIS.
A ARQUITETURA EXPRESSA A GRANDIOSIDADE, A CRENÇA NA EXISTÊNCIA DE UM DEUS QUE VIVE NUM PLANO SUPERIOR, TUDO SE VOLTA PARA O ALTO, PROJETANDO-SE NA DIREÇÃO DO CÉU, COMO SE VÊ NAS PONTAS AGULHADAS DAS TORRES DE ALGUMAS IGREJAS GÓTICAS. (PINÁCULO).
A ROSÁCEA É UM ELEMENTO ARQUITETÔNICO MUITO CARACTERÍSTICO DO ESTILO GÓTICO E ESTÁ PRESENTE EM QUASE TODAS AS IGREJAS CONSTRUÍDAS ENTRE OS SÉCULOS XII D XIV. ( ROSÁCEA: SOL: CRISTO E ROSA: MARIA).
PLANTA OBTINHA A FORMA DE CRUZ.
GÁRGULAS: PARTE MAIS EXTERNA DA CALHA DESTINADA A ESCOAR A ÁGUA DAS CHUVAS. NAS CATEDRAIS GÓTICAS, ESSA PARTE DA CALHA ERA DECORADA COM FIGURAS DE SERES MONSTRUOSOS.

-ELEMENTOS ARTISTICOS:
-OUTROS ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS DA ARQUITETURA GÓTICA SÃO OS ARCOS GÓTICOS OU OGIVAIS, ABÓBADAS EM ARCOS CRUZADOS OU FLAMEJANTES E OS VITRAIS COLORIDÍSSIMOS QUE FILTRAM A LUMINOSIDADE PARA O INTERIOR DA IGREJA. (SENSAÇÃO DE LUZ DIVINA E ÊXTASE).
-VERTICALISMO, ARCOBOTANTE, CONTRAFORTE, TORRES, GÁRGULAS (DESÁGUA), TÍMPANOS.
-AS CARACTERÍSTICAS VARIAM DE PAÍS PARA PAÍS;
-RENDILHADO SOBRE AS JANELAS EM FORMA DE ARCO OGIVAL E COM VITRAIS;
-PRIMEIRA CATEDRAL GÓTICA FOI A DE SAINT DENIS (FRANÇA), CONSTRUIDA A PEDIDO DE SURGE.

-ESCULTURAS:
AUSÊNCIA DE EMOÇÃO NOS ROSTOS, SENTIMENTOS E MOVIMENTO, NÃO SE DAVA IMPORTÂNCIA A PROPORÇÃO DOS CORPOS, PLANEJAMENTO COM CAIMENTO VERTICAL, DEIXANDO-AS ESGUIAS.
COM RELAÇÃO ÀS ESCULTURAS GÓTICAS, O REALISMO PREVALECEU. OS ESCULTORES BUSCAVAM DAR UM ASPECTO REAL E HUMANO ÁS FIGURAS RETRATADAS (ANJOS, SANTOS E PERSONAGENS BÍBLICOS)

-PINTURA:
NO TOCANTE Á PINTURA, PODEMOS DESTACAR AS ILUMINURAS, OS VITRAIS, PAINÉIS E AFRESCOS. EMBORA A TEMÁTICA RELIGIOSA AINDA PREVALECESSE, OBSERVAM-SE, NO SÉCULO XV, ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO RENASCIMENTO: BUSCAM DO REALISMO, EXPRESSÕES EMOTIVAS E DIVERSIDADE DE CORES.

-FUNÇAO DA ARTE:
A PRINCIPAL EXPRESSÃO DA ARTE GÓTICA FOI A ARQUITETURA, REPRESENTADA PELAS CONSTRUÇÕES DE IMPONENTES IGREJAS.

-VITRAIS:
O INTERIOR DAS IGREJAS ERA BASTANTE ILUMINADO, A CLARIDADE VEM PELAS JANELAS PELOS GRANDES VITRAIS.

 

 

 

 

 

HISTÓRIA DA ARTE

 

-ARTE EM ROMA

-A ERA CRISTÃ

-ARTE BIZANTINA

-ARTE MEDIEVAL

-ARTE ROMÂNICA

-ARTE GÓTICA
JESSICA ZANCHIN

6 comentários:

  1. Excelente! Super completo, me ajudou com meus estudos. :)

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    1. AFF, PIRANHA, PELO PODER DE KAKAROTO ESSE CU JÁ FICOU OCO

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    2. AFF, PIRANHA, PELO PODER DE KAKAROTO ESSE CU JÁ FICOU OCO

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  2. DANIELE SEU NAMORADO JA DEIXOU OCO EM VARIAS GAROTAS MENOS EM VC PQ E DEFICIO ENCARAR

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